sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Rota 70 também é cultura musical!

Bouas tardes!

Seguinte: Nesta tarde de sexta (21/08), véspera do nosso show no Don Rock com a banda UHUL, para entrar no clima da parada, irei divagar sobre dois grandes expoentes do Blues, Country Blues e do Rock ´n Roll mundial. Falo de Warren Haynes (Gov´t Mule, Allman Brothers, The Dead, etc...) e de Roy Rodgers. Ambos grandes guitarrista, com algo em comum: são excelentes slide´s guitar players! O primeiro, com uma linha mais Rock ´n Roll, flutuando entre Southern Rock, Rock ´n Roll, Hard Rock e qualquer outro gênero que eu não saiba distinguir. Já o segundo, busca no Country, no blues de Chicago a sua principal inspiração.

Ambos são conhecidos por suas versões em alguns casos, ultrapassarem a qualidade das originais (em alguns casos, isso realmente acontece!). Mas em especial, existem duas versões nas vozes desses senhores que eu considero simplesmente fantásticas!

Na voz de Warren Haynes, todas as músicas me emocionam, pois seu feeling, técnica e apuro musical são extraordinários! Conheci esse cara através da música Soulshine, que para mim é simplesmente divina. Músicas como Mule, Worried Down with the Blues, Beautifully Broken, Same Price, Time to Confess fazem parte hoje, da minha lista de "músicas para se ouvir antes de dormir todo dia!". Sem contar as outras versões que esse cara faz! "I put a speel on you", "It Hurts me too", "Soulshine"(Acústico), "Since I´ve Been Loving you"...cara, eu poderia falar umas 30 músicas que eu já vi ele tocar e todas elas são tão boas e ouso dizer, em alguns casos até melhores que as originais!

Para Roy Rogers, eu simplesmente o considero o melhor slide guitar do mundo todo! As versões de Robert Johnson, Elmore James (O rei do Slide!), Muddy Waters, Howlin´ Wolf e tantos outros, emociona pela sua técnica apurada e pelo vocal sutil e marcante! Existe muito menos material dele na internet, mas o que tem é de fina qualidade! Quem me mostrou esse vídeo que eu vou mostrar foi o meu grande amigo Thiago, guitarrista da Rota 70.

Em outro post, irei falar sobre o monstro harmonicista "Sugar Blue"... É de fuder o som que esse bicho faz!

Seguem os vídeos:

Roy Rogers - Look over your wonder wall
http://www.youtube.com/watch?v=hzznbzry5R8

Gov´t Mule - Soulshine - http://www.youtube.com/watch?v=nf0BNlYY_RA

É isso aí... espero que vocês curtam!

Abraço!

Lembrando: 22/08 - Rota 70 + Seus Alternadores + 1/4 de Gim no Zeppa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário