sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Ouvidoria - Slowhand e seu magnífico 461 Ocean Boulevard (1974)


Bom. Acompanhando o blog Aldeia Musical, bem como o perfil do Sr. Marcelo Rizzati no orkut, me senti compelido a falar deste álbum que é um divisor de águas na carreira do grande Eric Clapton. Ele estava na merda? Sim! E durante a produção deste álbum, ele não estava substancialmente "limpo" de seu vício em heroína e outras "dorgas" similares. Para quem não sabe, Eric e George Harrison lutaram "veladamente" pela mesma mulher, Pattie Boyd ou Pattie Harrison (sim, mulher de George Harrison), numa época em que seu marido beatle, estava completamente submerso num plano espiritual, vislumbrado pelo hinduísmo e filosofias afins. Enquanto o beatle se aproximava de si mesmo, Clapton se aproximava da "quirida" e deste romance nasceu uma de suas mais belas canções: Layla (que não está neste álbum!)
Mas, voltemos ao álbum em questão. Composto pelas seguintes faixas:

1 - Motherless Children
2 - Give Me Strength
3 - Willie And The Hand Jive
4 - Get Ready
5 - I Shot The Sheriff
6 - I Can't Hold Out
7 - Please Be With Me
8 - Let It Grow
9 - Steady Rollin' Man
10 - Mainline Florida

O álbum após ser lançado, gozou de boa repercussão de crítica e público e ajudou Sir Eric Clapton na sua volta oficial a ativa. Teve altos e baixos, problemas diversos, mas 461 Ocean Boulevard é um ponto de inflexão na obra do grande guitarrista, pois mostra seu lado mais lírico, voltado para as canções, ao invés de explorar sua técnica e virtuosismo na guitarra. Eu recomendo!


Give me strenght - Eric Clapton

Motherless Children - Eric Clapton

Aproveitem!

Macarraum - Rota 70

Um comentário:

  1. Então macarrão
    Clapton na sua autobiografia comenta inclusive que em uma festa dada na casa dos Harrison ele teria revelado a George que amava Pattie. George respondeu que "a gente não está se dando bem mesmo. Gostou? Pode levar!".
    Eles foram muito amigos excursionando juntos na década de 90 e nunca sequer pairou uma rusga entre os dois. Isso que é ser desvencilhado e sublimado. Abraço

    ResponderExcluir