sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Um pouco de história - Sun Records: O berço do tal Rock ´n´ Roll!


Lendo esta semana o blog do Kid Vinil (é aquele mesmo, da música do Office Boy!), senti-me obrigado a relatar a importância dos fatos apresentados por ele, sobre o surgimento deste ser vivo que é o Rock ´n´ Roll. Estou falando da Sun Records, casa de grandes como Elvis Presley, Jerry Lee Lewis e outros.
O estúdio foi aberto oficialmente no dia 03/01/1949, ou seja, há pouco mais de 60 anos atrás, com o seguinte slogan: "We Record Anything, Anywhere, Anytime" (Gravamos qualquer coisa, em qualquer lugar, a qualquer hora). O estúdio não era um primor de qualidade, seja musical ou ergonômica, mas foi capaz de mudar radicalmente a história do mundo, pois o que nascia nas entranhas do Sun Records, em Memphis, na Avenida União 706, seria capaz de promover uma revolução tão grande quanto as revoluções diplomáticas e militares de qualquer época anterior.
Entre 1950 e 1954 passaram por lá músicos como James Cotton, B.B. King, Howlin'Wolf, Little Milton e Rufus Thomas, que eram músicos renomados de blues (e jura que ninguém sabia disso!) da cidade de Memphis e buscavam seu espaço neste mundo novo da indústria fonográfica. Nesta época era muito comum o lançamento de singles e a Sun Records alcançou sucesso com títulos como "Three O'Clock Blues"(B.B. King), "How Many More Years"(Howlin'Wolf - esta música foi "inspiração" para "How many more times" do Led Zeppelin). E por estas razões, depois de 1954 muitos artistas negros da Sun Records já estavam em outras gravadoras maiores, com mais qualidade técnica e capazes de arcar com a valorização dos artistas.









E Sam Phillips, proprietário da Sun Records precisava de novos talentos para continuar com as portas abertas! E como seu slogan: "Gravamos qualquer coisa, em qualquer lugar, a qualquer hora", muitos músicos se sentiram livres e aptos a procurá-lo e a mostrar o seu trabalho e para sua grande surpresa, muitos destes novos talentos eram brancos e misturavam o blues com música gospel, folk, R&B e tantas outras vertentes da época. A Sun Records gravou com Jerry Lee Lewis, e foi naquele estúdio que "Great Balls Of Fire" foi concebida, da mesma maneira que Carl Perkins vendeu muitos singles com "Blue Suede Shoes", que posteriormente seria gravada pelo Rei. Os primeiros sucessos de Johnny Cash na Sun Records foram "Hey Porter" e "Cry Cry Cry", que alcançaram boas colocações nas paradas de sucesso americanas e foi Johnny Cash que aconselhou Roy Orbison (famoso por Pretty Woman) a mandar "Ooby Dooby" para Sam Phillips analisar, afim de gravá-la e tê-lo como artista no cast da Sun Records. Ele efetivamente entrou para a gravadora e ainda vendeu mais de 20.000 cópias de seu primeiro single.





Mas a cereja do bolo, tinha 19 anos e entrou na gravadora no dia 05 de julho de 1954 (por que este dia não é um feriado mundial? Eu voto por isso!). Um branco, que cantava e dançava como os melhores artistas negros da época! Nada mais, nada menos do que Elvis Presley! Um ano antes, Elvis foi até a gravadora para perguntar quanto custava a gravação de um disco, e a recepcionista Marion Keisker perguntou: "Qual o seu estilo?" e o rapaz respondeu: "Não parece com o de ninguém!". E ele estava completamente correto!
E preciso dizer o que aconteceu depois? A Sun Records foi um ponto de inflexão na história do mundo, senhoras e senhores! Somente isso!

That´s All Right, Mama - Elvis Presley. Um dos primeiros singles de Elvis na Sun Records

Blue Moon of Kentucky - Elvis Presley. Um dos primeiros singles de Elvis na Sun Records

Three O'Clock Blues - B.B. King. O primeiro sucesso de B.B. King pela Sun Records.

Howlin'Wolf - How many more years. "Você quer saber o que é blues? Quando você não tem dinheiro, você tem o blues!" Poético! Linda música!

Jerry Lee Lewis - Great balls of fire. Uma singela homenagem ao meu amigo Dylan, da banda Seus Alternadores que curte grandemente o excelente senhor Jerry Lee Lewis!

É isso aí, galera!

Lembrando que amanhã 12/02/10 no Moinho teremos o show das bandas Comanches, Seus Alternadores e Alta Voltagem! As três bandas são excelentes e não sei dizer qual será o melhor show! Duas eu já conheço, e a Alta Voltagem pelo que me disseram, manda muito bem! E quem ganha com isso? A gente! O público que costuma frequentar os eventos e sempre está presente! Seja gigante, grande ou pequeno o evento, a gente tá junto e misturado! Parabéns à Covermania SC pela escolha das bandas! Será uma grande noite, com certeza! Maiores informações: nei_cassio@hotmail.com (O Nei é o pai da criança! uahuahau)

E obrigado galera, que frequenta o blog da Rota 70! Amanhã completaremos um mês desde que eu consegui colocar um contador de acessos no nosso blog e para minha grata felicidade, já passamos dos 600 acessos! Obrigado a todos, viu? Vocês deixam este pobre rapaz muito feliz e torço para que continuem acessando! E sim, rolará uma promoção para os 1000 acessos!


Eu acredito no Movimento Rock Crescente!

Em breve, terei muitas novidades sobre a Rota 70. E boas novidades! O show de sexta no Moinho foi muito bom para a banda, que pode ter encontrado parceiros interessantes para o seguimento do nosso trabalho. A paciência é uma virtude, meu caros! Uma virtude!

Macarraum - Rota 70

"A verdade é filha do tempo, não da autoridade!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário