quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Utilidade Pública - Há 67 anos, nascia o beatle George Harrison...


Confesso que não considero os Beatles "a" banda de rock de todos os tempos. Preconceito da minha parte? Talvez! Mas nem Sgt. Peppers me fez sentir algo diferente com relação ao som dos caras. Reconheço que são muito bons, que são um marco na história da música moderna (não somente do rock´n´roll), mas não estão na minha lista de favoritos, mas algumas músicas, como a "do curso e colégio Exathum" são muito boas e eu sempre balanço a cabeleira. Enfim: não estou aqui para falar do grupo, mas sim do seu guitarrista solo: Sir George Harrison!
O cara nasceu há 67 anos atrás, e há 9 anos ele morreu de cancêr. Como obra, deixou inúmeros álbuns, influenciou bilhões de guitarristas e entrou para história por ser um guitarrista de frases simples, solos não muito elaborados, porém executados perfeitamente, sempre com muito, muito feeling! Ele e Eric Clapton, na minha singela opinião são a prova cabal de que punhetar o braço da guitarra não faz de você um grande guitarrista, apenas mostra o quão rápido você é e as vezes, isso não quer dizer absolutamente nada, se você não respeitar a melodia da música.
Além dos Beatles e da carreira solo, Harrison tocou nas bandas Traveling Wilburys e Derek & The Dominoes. A Traveling Wilbury era formada por George Harrison, Roy Orbinson, Bob Dylan e Tom Petty, sendo respectivamente conhecidos como Nelson Wilbury, Lefty, Lucky e Charli T.Wilbury (uma banda a la Ramones, não?). Os pseudônimos ajudavam o grupo nada conhecido a transitar livremente num mundo onde as críticas e críticos musicais não torrariam a paciência deles, permitindo que a música apenas fosse tocada.
Ressalto o trabalho de Harrison na Derek & The Dominoes, banda que contava além da presença do ex-Beatle com os ilustres de Eric Clapton, Dave Mason, Carl Radle, Bobby Whitlock e Jim Gordon. Quando Dave Mason saiu, nada mais, nada menos do que Duanne Allman entrou para a banda. Uma rapaziadinha bem mais ou menos, eu diria!
Conheço diversos fãs xiitas dos Beatles e alguns deles reagirão muito mal, quando disse que não considerava a banda como a maior banda de rock de todos os tempos. Felizmente, me reservo o direito de discordar e acredito que a maior banda de rock de todos os tempos, atende pelo nome de Led Zeppelin: a última grande banda dos anos 60 e a primeira grande banda da década maravilhosa! Em 1968 os Beatles diziam que tudo o que mundo precisava era "amor" e o Led veio com a proposta de ser, viver e experimentar tudo o que fosse possível na esfera humana. Uma mudança drástica de comportamente, eu diria...
Enfim: fica expresso o meus parabéns, mesmo que póstumo a este excelente guitarrista. Dono de um timbre claro, perfomances seguras e religiosamente iguais, privilegiando sempre os solos que as pessoas escutavam em seus álbuns. Uma pessoa religiosa, espiritualizada e que (reza a lenda) foi ao encontro de Deus durante toda a sua vida... os amigos mais próximos, como Bob Dylan, Eric Clapton, disseram que ele encontrou Deus e por isto sempre foi tão sereno, mas penso que o ácido deve ter ajudado um pouco neste encontro e tido um papel crucial, tanto na experiência de Harrison, quanto na perscepção dos ilustres amigos...

While my guitar gently sleeps - George Harrison (uma linda canção!)

Handle with care - Traveling Wilburys

Abraço

Macarraum - Rota 70

Nenhum comentário:

Postar um comentário