quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Utilidade Pública - The Jeff Beck Group - Truth (1968)

Para quem não conhece a minha admiração por Led Zeppelin, estarei postando hoje um álbum que para a crítica "especializada" da época foi o "eixo" para o Led lançar o seu primeiro álbum. Truth saiu, algum tempo após a saída de Jeff Beck dos Yardbirds, mesmo grupo do Sr. Jimmy Page, então um guitarrista renomado no meio musical britânico, porém, sem prestígio ou fama pertinentes a alguém de seu calibre. Sim, o Led foi acusado de plágio no primeiro álbum, em relação ao álbum solo de Jeff Beck e sobre este fato eu posso apenas cravar a seguinte opinião: não procede! Beber das mesmas fontes musicais não faz com que as músicas sejam iguais! E na minha modesta opinião, não há como comparar o que foi o Led Zeppelin e o que veio a se tornar o Jeff Beck Group.
Enfim... Estou desdenhando o trabalho do Sir Jeff Beck? Claro que não! Ele fez trabalhos maravilhos, como o BBA e tantas outras reuniões com gigantes músicos, como Eric Clapton, David Gilmour e tantos outros. Mas vamos falar do primeiro álbum deles: o Truth, de 1968.
O "The Jeff Beck Group" era formado por: Rod Stewarts nos vocais, Ron Wood no baixo, Aynsley Dunbar na bateria e o "guitar hero" Jeff Beck na guitarra e o primeiro álbum teve uma sonoridade diferente do que até então era feito na música mundial. Os princípios do rock progressivo e do heavy metal eram sentidos ali, porém, disfarçados com o blues e o folk, melódicos e ricos em frases e recursos. Não tenho muito mais a dizer, pois está quente demais até mesmo para compôr os posts do blog. Estou sofrendo, nesta tórrida tarde de quinta-feira aqui em Joinville!


Beck´s Bolero - Talvez a música mais famosa do álbum!


Let me love you - Linda canção!

Link para download de The Jeff Beck Group - Truth (1968)

Abraço!

Macarraum - Rota 70

Nenhum comentário:

Postar um comentário